quinta-feira, 23 de junho de 2011

Celibato no Campo em cartaz no SESC

O documentário Celibato no Campo volta a ser exibido no SESC Chapecó no próximo domingo, dia 26 de junho, às 20h com entrada gratuita. Desde o seu lançamento, em novembro de 2010, o filme tem sido mostrado em diferentes espaços públicos em todo o estado de Santa Catarina. Foram mais de vinte exibições organizadas por instituições de ensino, fundações culturais, pontos de cultura, prefeituras e entidades ligadas à agricultura.


No dia 31 de maio o documentário foi exibido no Cine Montanha, em Urubuci. Agricultores e entidades do campo lotaram a sessão especial “Noite Rural”. Cerca de 90 pessoas, homens, mulheres e jovens e entidades ligadas ao campo assistiram ao“Celibato no Campo” e a uma série em vídeo “Diz aí juventude rural” produzida pelo Canal Futura. Após as exibições houve uma conversa entre o público e nós, diretores do documentário, a jornalista Zilda Piovesan representando o Futura e um representante do projeto "Acolhida na Colônia". A noite foi muito agradável, regada a quentão e pinhão. Para exibição dos audiovisuais da “Noite Rural” o Cine Montanha contou com a parceria do Canal Futura, do projeto Acolhida na Colônia e Margot Produções que levou ao público “Celibato no Campo”. O Cine Montanha é um projeto voluntário coordenado pela jornalista e pós-graduanda em cinema Luciana Vaz. São iniciativas como essa da Luciana que podem mudar a perspectiva do cinema nacional. O Cine Montanha está blogado em http://www.cinemontanha.blogspot.com/

Outro espaço muito bacana que ofereceu a tela para exibir o Celibato foi o Educa Cine da prefeitura municipal de Seara. Antes do filme um esquete com um grupo de teatro local e depois, muita conversa sobre o tema.
Em abril o documentário foi lançado em Florianópolis, no Centro Cultural Badesc. Em todas as ocasiões, após a exibição do filme, há discussões sobre o êxodo rural e questionamentos sobre o processo de produção do documentário que foi filmado e produzido na região oeste de Santa Catarina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário